sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O que é Liberdade?


O realismo revela e confronta a Liberdade, destacando que sua existência é, de fato, "da boca pra dentro". Claro, é compreensível que existe inúmeras ações físicas que limitam o ser humano e também impedem de  executar algumas tarefas, devido, talvez, aos processos burocráticos, regras, leis, consequências decorrentes de ações impulsivas, desejadas e as vezes "impensadas".

Somos livres o suficiente para viver, o livre arbítrio existe sim. Se eu quiser passar a vida sem trabalhar, eu passo. Se eu quiser ficar sem comer, eu fico. Seu eu quiser sofrer por amor, eu sofro. Se eu quiser roubar, eu roubo. Mas toda escolha que eu fizer terei um peso para carregar. Se não trabalho, logo não serei profissional em nada, terei uma vida ociosa para sempre. Se não comer, morrerei de fome, minha saúde estará em risco. Se sofrer de amor, viverei em dores, afogada em lágrimas desperdiçadas. Se roubar, serei punida, detida e julgada por justiça.

Tudo bem. Essa conversa todo o mundo sabe.

Mas e a Liberdade de pensar o que quiser. Aonde está? Para onde foi? 

O pensamento é livre. O seu mundo imaginário é perfeito. Ele existe! Não te pune, não te julga, não te prende, pelo contrário, favorece a sua personalidade, enriquece o seu caráter, beneficia a sua criatividade, faz seus olhos brilhar mesmo se estiverem fechados. 
Com o pensamento livre você pode tornar o mundo real mais belo, mais rico de felicidade, amor e paz, ou se sua vontade for o oposto, tanto faz o pensamento é teu, o coração é teu, o sentimento é teu, a Liberdade? é Tua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário